sábado, 28 de julho de 2012

AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ

 TEXTO ÁUREO: Honra as viúvas que verdadeiramente são  viúvas. 1 Timóteo 5:3


          De acordo com o dicionário, viúva é a "mulher a quem morreu o marido e que não voltou a casar-se".
 Em lamentação 1:1a lemos:Como está sentada solitária aquela cidade, antes tão populosa! Tornou-se como viúva, a que era grande entre as nações! Viuvez é situação de desamparo, privação, desconsolo, solidão, marginalização na sociedade. Jeremias   descreve Jerusalém, depois que foi destruída por Nabucodonosor como uma cidade viúva, desamparada, solitária, que foi excluída da comunidade dos povos, porque sua população foi retirada da cidade. A viúva simboliza na vida a pessoa desamparada. 


            Na sociedade antiga a mulher dependia exclusivamente do marido para sobreviver. A mulher não podia trabalhar.  É uma situação extrema de carência e necessidade. As mulheres viúvas sobreviviam da caridade, ou caíam na prostituição para sobreviver. Elas eram privadas de poder desfrutar do mínimo necessário para sobreviver. Isto revela a maldade na raça humana.A primeira vez que aprece uma viúva na Bíblia no capítulo 38 de Gênesis. Ela era jovem e bela. Seu nome era Tamar.   Ela sofreu muitas adversidades por ficar viúva. Deus está pronto para mudar a situação aflitiva que é a viuvez. 

              A lei judaica, face às dificuldades da pobreza e marginalização, estabelece regras e apelos para a proteção específica dos órfãos, estrangeiros e viúvas (A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Êxodo 22:22; Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.  Deuteronômio 14:28-29; Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva. Deuteronômio 24:17 ). 


               No Novo Testamento encontramos o afinamento desta atitude moral como acontece com Jesus que ressuscita e devolve o filho único a uma viúva de Naim (Lc 7, 11-15) e, momentos antes de expirar, confiou a Mãe (viúva) ao discípulo João que a acolheu em sua casa e cuidou dela (Jo 19,26). Na Igreja primitiva desenvolveu-se uma cuidadosa cultura de proteção das viúvas, criando especiais serviços sociais (At 6,1). No Salmo 68:5 diz assim: Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. Nós como servos temos que acolher e ajudar o órfão, a viúva e o necessitado. Não cuidar dos necessitados é um situação de impiedade. Não poderá ser esquecido pela igreja atual o papel de acolher as viúvas consideradas pela bíblia. A igreja que atende as viúvas nas suas angústias ou necessidades não está fazendo nada a mais ou nada a menos do que cumprir o que as sagradas Escrituras o recomendam, porém bem aventurada é a igreja do Senhor que executa esse dispendioso trabalho, pois assim será abençoada por Deus que com justiça favorece as viúvas que se mantem fiéis. Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, ao qual dá alimento e vestuário. (Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. Deuteronômio 10:18). Mais do que pão e roupa, o desamparado precisa de carinho, amor, acolhimento. Veja em Deuteronômio 16: 10 a 15.



              Temos vários exemplos de viúvas  na Bíblia. Vou citar dois exemplos de superação: 


1. A profetisa Ana. Leia: "E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. Lucas 2:36-37" Ela perseverou por muitos anos na casa do Senhor, orando e jejuando, servindo a Deus.


2. A viúva de Serepta: "Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias. 1 Reis 17:10-16" Esta mulher obedeceu a Deus e ao profeta. Deus o melhor do que tinha, e Deus honrou a sua fé. Ela não ficou desamparada. 


LIÇÕES BÍBLICA CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário