segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A LONGA ESTRADA DA OBEDIÊNCIA

          Jeremias falou as palavras do Senhor ao povo de Israel: " o meu povo fez duas maldades: a mim me desprezaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas " (2.13).
          Aqueles que conhecem sobre as cisternas da antiga Palestina nos contam que são muito suscetíveis a quebras, mesmo que sejam feitas na rocha sólida. A água coletada nas cisternas quebradas normalmente tem um gosto ruim, é cheia de vermes. Isso mostra a desobediência e idolatria do povo. Ao invés de adorar e obedecer à Deus, a sua "fonte de águas viva", eles se voltaram para ídolos indignos, com efeito, cavando suas próprias cisternas.
          O Espírito de Deus, como um Rio fluindo água viva, é infalível e seu refrigério é sem fim, mas as pessoas escolheram a desobediência. Mais tarde, Jeremias escreveu: " Porventura a neve do Líbano deixará a rocha do campo ou esgotar-se-ão as águas frias que correm de terra estranhas? Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade, que os faz tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas , para que andassem por veredas afastados, não aplainadas." (18 : 14,15).
          Como podemos saber se nós, assim como o povo de Israel, somos culpados de preferir cisternas rotas à fonte? Tudo começa quando deliberadamente ignoramos a palavra de Deus para fazermos aquilo que desejamos. Quando aquilo que queremos fazer se torna mais importante que aquilo que Deus deseja que façamos, terminamos com um gosto amargo na boca. D.L.Mood disse à respeito da Bíblia: "ou este livro o afastará do pecado, ou o pecado o afastará deste livro."
          Abandonar e esquecer-se de Deus e de sua palavra "é mal amargo" ( 2.19) -tão amargo quanto as águas sujas daquilo que se diz satisfação, que vem das cisternas que cavamos para nós mesmos. Você está desobedecendo a Deus - bebendo de uma cisternas rota? Volte para o Senhor e para sua fonte de águas vivas; você a encontrará na longa estrada da obediência. Comece respondendo ao convite de Deus para curar seu coração rebelde (3.2)., e  admita que a desobediência é um pecado, não apenas  uma falta (3.25). É uma longa estrada, mas Deus dá refresco ao longo do caminho. A jornada vale a pena.

Leitura: Jeremias 2. 1-13
Versículo 2.13

Bíblia de estudo diário  da Mulher
HOLY BIBLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário