quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A PROMESSA E A TENTAÇÃO

                                                        
Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da       terra como tua propriedade. (Sl 2.8.)
        
DUAS VEZES Jesus ouviu a promessa: “Te darei as nações”. 
  • A primeira aparece no livro dos Salmos (2.8) e a segunda aparece na história da tentação de Jesus (Mt 4.8).
  • Na primeira é Deus quem promete: “Pede-me, e te darei as nações como herança”. Na segunda é o diabo quem promete: “Todos os reinos do mundo e o seu esplendor te darei, se te prostrares e me adorares”.
  • No caso da primeira promessa, Jesus precisaria apenas pedir. No caso da segunda promessa, Jesus precisaria pôr o rosto no chão diante de Satanás e o adorar.
  • O que há no Salmo 2 é uma promessa. O que há na passagem de Mateus é uma tentação, uma tentação absurda.
  • Assim como Jesus, todos estamos entre o “Eu te darei” de Deus e o “Eu te darei” do diabo. 
  • O que Deus dá não tem mistério, não tem cilada, não tem perigo. O que o diabo dá é muito complicado, é muito arriscado, é muito enganoso. Pode criar situações dificílimas e irreversíveis. 
  • A Abraão Deus prometeu dar um filho nascido de Sara e não de Hagar. Ismael foi resultado de uma precipitação não idealizada nem sugerida por Deus.
REFEIÇÕES DIÁRIAS COM O SABOR DOS SALMOS
ELBEN M. LENZ CÉSAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário