sábado, 7 de julho de 2012

A ENFERMIDADE NA VIDA DO CRENTE

LEITURA DIÁRIA-LIÇÕES BÍBLICAS-CPAD



SEGUNDA FEIRA: Deus cura as nossas enfermidades.



"E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. "
Êxodo 15:26


Deus promete curar as enfermidades que Ele colocou sobre o Egito. Mas o povo de Israel precisava ser fiel em tudo. Deus promete não nos dar doenças decorrentes do Seu juízo. Mas nem sempre a doença é castigo divino. As doenças podem ser consequência de nossa irresponsabilidades, ou é de ação maligna ( como a de Jó)

TERÇA FEIRA: Deus, refúgio e fortaleza em meio à dor.


"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. "
Salmos 91:1-2


Este Salmo é muito conhecido. Mas muitos pensam que só de deixar a bíblia aberta nesse salmo, serão  protegidos. . Mas é um pensamento equivocado. A proteção está em termos comunhão com Deus. Ele é nosso refúgio, a nossa fortaleza. Mas nós devemos estar à sombra de Deus, a tal ponto que "eu desapareça, e ELE apareça". Devemos resplandecer a luz de Deus. Jesus deve aparecer em nossa vida para ter a proteção de Deus. Para termos a proteção de Deus devemos viver debaixo de sua mão potente. O salmista disse que teremos descanso se confiarmos em Deus. Deus promete descanso, ainda que esteja doente. É o que vemos na história de Jó, mas ele tinha descanso em Deus. Será que temos este descanso?

QUARTA FEIRA: Esperança e fé em meio às enfermidades.


"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. "
Jó 19:25


A Bíblia diz que a enfermidade de Jó era terrível, maligna,  colocada pelo diabo, com permissão de Deus. Percebemos que essa doença não deixava Jó dormir, exalava mau cheiro. Ele sofria muito. Era extremamente ruim. A carne de Jó apodrecia. Jó sofria muitíssimo, mas isso não o impediu de ter paz e comunhão com Deus. Ele tinha condições de se apresentar diante de Deus porque era inocente e sincero.

QUINTA FEIRA: Confiança inabalável


"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre."
Salmos 125:1


Este salamos convida-nos a confiar em Deus. Este salmo é um dos cânticos dos degraus. São salmos que eram cantados pelo povo quando eles se dirigiam a Jerusalém pelos menos em três festas. E quando eles avistavam o monte sião, eles cantavam este salmos. Eles confiavam inteiramente no Senhor, numa fé inabalável, como o monte Sião. Enquanto alguns andam dizendo que a doença é um sinal de pecado, a Bíblia nos mostra que a doença é um sinal de fé. Deus quer que tenhamos uma fé, mesmo triste por causa de várias tentações. "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; "
1 Pedro 1:6-7


SEXTA FEIRA: Dor e choro na enfermidade incurável


"Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR.
E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. "
Isaías 38:2-3


Um rei que fazia o que era reto aos olhos do Senhor. Um rei que restaurou o culto ao Senhor, aboliu a idolatria, que confiava em Deus, um rei tão fiel, se vê repentinamente doente de uma doença mortal, que não tinha cura. E Deus manda um profeta avisar Ezequias que ele ia morrer. Mas Ezequias lembrou sua vida de santidade e pediu, com muito choro, a Deus, misericórdia. Ezequias não estava em pecado. Ezequias era sincero. Isto prova que doença não era consequência de seus pecados. Ezequias derramou sua alma diante de Deus. Ezequias confiava em Deus. Ezequias não apresentou seus méritos a Deus, cobrando de  Deus a cura de sua enfermidade. Ele pediu misericórdia a Deus. E Deus atendeu o seu pedido porque era de SUA vontade assim o fazer.

SÁBADO: Deus responde o clamor pela cura


"Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. "
Isaías 38:5


Na continuidade da leitura de sexta feira, onde meditamos na forma como Ezequias confiou na misericórdia de Deus, lembrando da promessa messiância de Deus. A oração de Ezequias foi atendida imediatamente. O profeta Isaías nem havia saído do palácio, quando Deus mandou o profeta voltar e dar a boa notícia. Ezequias confiou em Deus. Ele orou, clamando a Deus. Deus respondeu o clamor pela cura. Deus não resistiu ao coração contrito e quebrantado de Ezequias. A doença é uma oportunidade a mais para nos aproximarmos de Deus. E ele ouvirá o nosso clamor. E no momento da dor e no momento da doença devemos adorar a Deus. E se Deus conceder a cura, vamos a casa de Deus agradecer e testemunhar o seu poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário