quinta-feira, 22 de março de 2012

MULHER: SENTIMENTOS EM EVIDÊNCIA

Mulher: sentimentos em evidência

Introdução: Neemias: 1-1 a 3

Templo do Espírito Santo: (I Corintios 3:16) - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Templo: Casa de Deus-nós somos morada de Deus.
Que tipo de casa estamos oferecendo para Deus?
Que tipo de cidade?
Esta cidade está cercada, murada, protegida contra invasores, inimigos, perseguidores?
( mágoa, raiva, rancor, inveja, sentimento de inferioridade, língua fraudulenta-fofoca, tristeza, amargura, e tantas coisas que nos perturbam)

Como está o muro de sua cidade? ( coração)

Nossa pior inimiga: nossa emoção, nossos sentimentos

(Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Pensai nisso: mente-coração-MENTE DE CRISTO-(I Corintios 2:16) -  Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Mente de Cristo
Emoção -reagir sobrenaturalmente
Escolhas-direção do ES - como reagir, o que falar, como tratar as pessoas, Deus nos ajuda a ser mais tolerante, menos murmuradoras. A ver as benções de Deus na nossa vida.

O TEMPLO PRECISA DE Cristo – proteção - de muros que mantenham fora os inimigos.

Parte 1)  Provérbios 25:28-Como cidade derribada que não tem muros, assim é o homem sem domínio próprio.( temperança-fruto do espírito)
(Provérbios 25:28) - Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.
(Gálatas 5:22) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Muro: segurança-segundo o dicionário: Um muro é uma estrutura sólida utilizada para separar ou proteger qualquer recinto.
Muro fraco-está em pé mas qualquer coisa a derruba
Muro com brechas ou falhas – buracos visíveis e invisíveis
Muro totalmente destruídos

Hoje Deus quer reconstruir nossos muros, nos proteger dos invasores, dar-nos domínio próprio. Mas só tem o domínio próprio que tem o governo de Deus em sua vida, quem admite que não é nada, e se coloca nas mãos do Senhor e resolve deixá-Lo trabalhar em  em sua vida.

Quando Deus restaura nossos muros nos torna pessoas melhores, menos irritadiça, menos ásperas, mais amáveis,  Mais bem humoradas. Temos que ser parecidas com Jesus: amorosas, pacificadoras, não acusadoras, tendo nossa vista para o alvo, para nosso modelo, que é Jesus. A perfeição só no céu, mas temos que melhorara cada dia.

Parte 2) Porque deus quer reconstruir nosso muro?
Neemias 1:10- Estes  ainda ( apesar de tudo, mesmo que pecamos, mesmo que hoje respondemos mal a alguém, mesmo que mentimos, gritamos com nosso filho, marido, pai, mãe, vizinho, mesmo que somos insuportáveis, mulher rixosa) são teus servos e teu povo que resgatastes com teu grande poder, com Tua mão poderosa.

Israel foi resgatado da escravidão no Egito, humilhação,
Nós: resgatados da escravidão.do pecado, da idolatria, vícios, maldade

Livres para nunca mais pecar-(Gálatas 5:1) -  ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

Parte 3) Pensemos agora: Como está nosso muro?

O inimigo quer controlar nossa mente, nossa emoção, e quando buscamos restauração, ele se revolta.

(neemias 2:10) - O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.

Somos conhecidas pela nossa personalidade - mulher nervosa?

(I Corintios 2:16) -  Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Os muros de Jerusalém estavam caídos, formavam montes  de entulhos ( tijolos quebrados, queimados, escombros).

Interessante: Neemias não varreu os entulhos, não mandou chamar uma  caçamba, não encheu caminhões e caminhões e jogou no lixo para comprar materiais novos.

Neemias aproveitou o material queimado, quebrado, destruído para reconstruir os muros.

Deus quer aproveitar nosso eu ( Afinal ele mandou seu filho para morrer por nós) e reconstruir uma nova personalidade para que nossas escolhas sejam dirigida Pelo ES
Precisamos esquecer o passado: tristeza, humilhação, abandono, maus tratos, calúnias, violência, humilhação, dores, violência) Precisamos perdoar, e deixar que Deus nos transforme em uma nova mulher:    alegre, acolhedora, pacificadora, acolhedora, confortadora, aquela a quem as pessoas dizem: que bom que chegou a irmã Maria.  Afinal, somos de Cristo, e quem está em cristo, nova criatura é.

(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Parte 4) Neemias convocou os habitantes da cidade: (neemias 2:17) - Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.( Vergonha,  desonra, vexame)

O ES está presente para dirigir a obra em sua vida, em minha vida, mas ele pode usar pessoas para auxiliá-Lo.
Deus coloca TODOS os tipos de pessoas para auxiliá-la- todos mesmo

-Ourives, farmacêuticos, nobres, filhas, gibeonitas

-Pessoas amáveis, amargas, boas, ruins, direitas, enganadoras

Deus usa diferentes personalidades para ajudar a reconstruir e testar nossos muros.

Em um muro forte e sem brechas, não entra os dardos inflamados do inimigo. Para apagar o fogo dos dardos precisamos de água, e assim conservamos a fortaleza intacta, inteira, perfeita. A água representa a lavagem pela palavra-
(João 17:17) - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

Depois dos muros reconstruídos, além da segurança em DEUS, aconteceu o grande avivamento, onde o povo se reuniu para ouvir a leitura do livro da lei, e chorou. As festas foram restauradas.
O crente dolorido, ofendido não vê as bênçãos de Deus, não sente alegria.não comemora, não festeja.
(Gênesis 8:8) - E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
(Gênesis 8:9) - E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
(Gênesis 8:10) - Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

ORAÇÃO: Que oração você faria agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário